domingo, 28 de setembro de 2008

Porquê ser professora?

Uma das muitas coisas que aprendi na disciplina de História, quando frequentava o sétimo ano de escolaridade, foi que, sem a postura erguida dos seres humanos, o cérebro não teria podido desenvolver o tamanho que tem.
A sucessão de acontecimentos naturais que ocorreram para que os nossos antepassados pré-históricos tivessem tido a necessidade de se erguer na savana, podem ser entendidos como milagre ou como evolução. Depende!
O ser humano conquistou a capacidade de pensar e, a partir daí, os ensinamentos e as aprendizagens começaram a ser feitos de outra forma. Comecei a pensar muito nestas questões, a querer entender como é que se aprendia e, como estudante, experimentei diversas técnicas: memorizar, exercitar, construir redes de conceitos, etc. Umas vezes corria bem, outras nem por isso.
Queria muito analisar estes mecanismos, entender estas ligações. E foi assim que começou a surgir em mim a vontade de ser professora. O papel de aluno eu já conhecia. E como seria estar do lado de lá? A tentar fazer-me entender? Como seria ensinar?
Até breve.

Sem comentários: