domingo, 23 de novembro de 2008

Um Cenário de Aprendizagem

Depois de ter analisado a Teoria da Actividade (TA), que teve como estrutura de suporte as ideias dos investigadores soviéticos Vygotsky e Leontiev, bem como a filosofia de Marx e Engels, e no âmbito da disciplina de E-learning e formação a distância, descrevi um cenário de aprendizagem que, juntamente com uma colega de escola, estamos a implementar nas nossas turmas.
De acordo com a TA, a aprendizagem surge da actividade não sendo esta propriamente a propiciar a aprendizagem. Os defensores desta teoria focam a sua atenção na interacção entre a actividade humana e a mente humana, dentro de um ambiente contextualizado adequado.
As actividades servem para proporcionar aos alunos a aquisição dos conceitos que os alunos precisam aprender de acordo com o seu currículo. Se estes aprenderem com a realização das actividades propostas pelo professor, o seu desenvolvimento psíquico geral bem como a aplicação desses mesmos conceitos em novas em contexto real também estará a ser promovido.
A actividade de estudo é então, o movimento de formação do pensamento teórico, assente na reflexão, análise e planificação, que conduz ao desenvolvimento psíquico (Davidov, 1988).
A estrutura do Sistema da actividade humana da autoria de Engestrom (1987, p.78) articula várias entidades que procurei envolver num Cenário de Aprendizagem, desenvolvido com base na CHAT. No final de Janeiro publico os resultados obtidos.

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