quinta-feira, 12 de março de 2009

Ensino a distância

O ensino a distância é um modelo de educação em que o professor e o aluno não estão fisicamente no mesmo local. A transmissão de conteúdos é mediada por diversos instrumentos de comunicação. A planificação que a seguir se apresenta tem como principal ferramenta de mediação o computador.
Pretende-se que o professor, que medeia o processo sendo o orientador das actividades e o motivador para a utilização dos recursos, implemente a planificação que a seguir se descreve com vista ao ensino de um tema em regime de e-learning.
O aluno é assim orientado a construir o seu próprio conhecimento, respeitando o seu próprio ritmo de aprendizagem e promovendo a aquisição de autonomia face às aprendizagens.
As Tecnologias de Informação e Comunicação estão, progressivamente, a integrar as planificações das aulas dos professores portugueses. A planificação de uma aula para ensino a distância, é o objectivo do trabalho que em seguida se apresenta. A planificação teve como teoria de aprendizagem associada, a Teoria da Actividade (TA), que teve como estrutura de suporte as ideias dos investigadores soviéticos Vygotsky e Leontiev, bem como a filosofia de Marx e Engels. De acordo com a TA, a aprendizagem surge da actividade não sendo esta propriamente a propiciar a actividade. Os defensores desta teoria focam a sua atenção na interacção entre a actividade humana e a mente humana, dentro de um ambiente contextualizado adequado.

1 comentário:

Isabel disse...

Onde está o trabalho? Aguçou-me a curiosidade.